Projeto de Impacto que Transforma Vidas
O projeto Filhos da Nação surgiu em 2017, sendo criado pela startup de impacto social ONDASUP e tendo o apoio inicial da Associação Brasil Melhor (ABM) que, aos poucos, foi abrangendo mais escopos dentro das ações e hoje é responsável pela organização de voluntários, parcerias e pela dinâmica financeira.
O projeto proporciona a prática do Stand Up Paddle (SUP) e da Canoa Havaiana para crianças e adolescentes a partir de 6 anos em situação de vulnerabilidade, que integram o Cadastro Nacional de Adoção e Acolhimento. São meninas e meninos que, em sua maioria, foram retirados do convívio com a família biológica porque sofreram alguma violação dos seus direitos fundamentais: foram privados da escola, sofreram maus-tratos, abusos físicos, psicológicos ou sexuais. Por determinação judicial há uma tentativa para a reinserção à família biológica. Se não for viável, essas crianças e adolescentes podem entrar em processo de adoção ou então permanecer até os 18 anos nas instituições de acolhimento – quando terão que deixar o local e se virar sozinhos, sem o apoio do Estado e tendo que lidar com as profundas feridas da negligência, abandono e (falta de) amor.
O Filhos da Nação abre um novo horizonte para esse público, muitas vezes invisível perante à sociedade. Com a prática dos esportes a remo, na natureza, no Lago Paranoá, em Brasília, esses jovens passam a trabalhar novos valores como disciplina, concentração e foco – e se sentem pertencentes. Além disso, tem ganhos para a saúde física e emocional – prevenindo sintomas como ansiedade e depressas.
Projeto Filhos da Nação
A equipe que os recebe no projeto é composta por atletas, educadores físicos, um geólogo que estimula práticas ambientais e uma psicoterapeuta junguiana. Cabe a ONDASUP a disponibilização dos equipamentos esportivos, a equipe especializada e a gestão da segurança na água.
Nossa Tecnologia Social
O projeto Filhos da Nação desenvolveu uma tecnologia social inovadora que combina a prática dos esportes a remo Stand Up Paddle e Canoa Havaiana com os princípios da Psicoterapia Junguiana para proporcionar aos participantes foco, dignidade, bem-estar, acolhimento, qualidade de vida, superação, autoestima e o resgate dos sonhos no presente e no futuro.
A metodologia tem o aval da Vara da Infância e da Juventude do TJDFT e territórios através da rede solidária Anjos do Amanhã. O objetivo é trabalhar, de forma simbólica, conteúdos emocionais – naturalmente, em um consultório a céu aberto, para que os meninos e meninas do projeto de impacto social Filhos da Nação lidem melhor com a realidade em que estão inseridos, desenvolvam a autoconfiança e a confiança no outro, melhorem o rendimento escolar e a socialização na escola, na casa em que vivem e nos demais ambientes.
Estamos no YouTube e no Instagram! Conheça mais sobre o Filhos da Nação. Colabore e compartilhe!
Informações:
(61) 98110-0906